Desafio aos leitores

Este espaço também é seu. Desafiamos os nossos leitores a enviar os seus trabalhos para o nosso Blog de forma a podermos dar visibilidade ao seu trabalho. Os pintores do futuro passam por aqui. Você também faz parte da GRANDE HISTÓRIA DA PINTURA só que ainda não sabe ;)

Envie as suas fotos para:
grandehistoriapintura@gmail.com

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Os contos nas obras de pintores russos.

A Casa Central do Artista está a ser palco de uma exposição de ilustrações dos melhores contos russos e europeus, criadas por famosos pintores do séc. XX.

 

 

Em Moscou teve início a feira de literatura intelectual non/fiction, onde decorrem apresentações, discussões e mesas redondas dedicadas ao processo literário. Paralelamente, nas salas da Casa Central está aberta ao público uma exposição onde se pode ver ilustrações dos melhores contos russos e europeus, da autoria de pintores famosos do séc. XX.
A história fez com que, na Rússia, conhecidos pintores se tenham dedicado ao gênero do conto: Viktor Vasnetsov, Ilia Repin, Valentin Serov, Mikhail Nesterov, Nikolai Roerich, e, mais tarde, na era soviética, Pavel Korin, Alexander Bubnov, Alexander Guerasimov.
Segundo Liubov Agafonova, curadora da exposição, “foi precisamente a edição de contos populares, bem como de poemas de Pushkin, ilustrados por Viktor Vasnetsov, Elena Polenova, Serguei Malyutin, que impulsionou o desenvolvimento da arte livreira na Rússia”.
Na exposição pode-se apreciar as ilustrações do “Conto do Rei Saltan” de Pushkin (1906), desenhadas por Ivan Bilibin, talvez o mais famoso dos ilustradores de contos russos. Tendo como ponto de orientação a tradição da arte russa antiga e popular, Bilibin criou um estilo decorativo muito interessante, que manteve durante toda a sua obra.
É sabido que o gosto do artista pelos contos começou depois de, em 1899, em São Petersburgo, ter visto pela primeira vez o quadro de Viktor Vasnetsov “Heróis”. Bilibin não só se apaixonou pelo estudo da arte russa, ele visitou a longínqua aldeia de Egna, no Distrito de Tver, para ver com os próprios olhos as densas florestas, riachos transparentes, casinhas de madeira, ouvir contos e canções. As impressões dessa viagem permitiram ao pintor criar uma série de ilustrações maravilhosas de contos populares russos.
O pintor não fazia ilustrações separadas, ele tentava criar conjuntos: desenhava a capa, fazia ilustrações, ornamentos, letras, tudo estilizado segundo os manuscritos antigos. É de assinalar que os contos com ilustrações de Ivan Bilibin são também editados hoje, e não só em russo.
Na exposição pode-se ver também desenhos para contos populares russos feitos por Alexandra Konovalova nos anos de 1920. Os seus trabalhos estão estilisticamente próximos das obras de Kuzma Petrov-Vodkin e da criação de Alexander Deinek na sua fase inicial.
Parte da exposição é dedicada às obras de ilustração de livros de Alexander Bubnov, autor do famosíssimo quadro “Manhã no Campo de Batalha de Kulikovo”, inspirado nas baladas russas durante a Segunda Grande Guerra. Em tempo de paz, Bubnov dedicou-se constantemente a contos e poemas épicos russos. É famoso o seu grandioso ciclo para “Canção de Oleg, o Furioso”.
 Na exposição pode-se igualmente apreciar as ilustrações do poema de Pushkin “Boris Godunov”.

Fonte: Rádio Voz da Russia

Sem comentários:

Enviar um comentário