Desafio aos leitores

Este espaço também é seu. Desafiamos os nossos leitores a enviar os seus trabalhos para o nosso Blog de forma a podermos dar visibilidade ao seu trabalho. Os pintores do futuro passam por aqui. Você também faz parte da GRANDE HISTÓRIA DA PINTURA só que ainda não sabe ;)

Envie as suas fotos para:
grandehistoriapintura@gmail.com

terça-feira, 12 de novembro de 2013

1) +Antônio Parreiras - "Os grandes autores da Pintura no Brasil"


Antônio Parreiras nasceu em Niterói, a 20 de Janeiro de 1860 e faleceu a 17 de Outubro de 1937. Durante a sua vida, Antônio Parreiras foi pintor, ilustrador, escritor, desenhista e professor. Antônio Parreiras foi casado com Quirina Ramalho.



Seu percurso académico se iniciou na Academia Imperial de Belas-Artes (1882), mas cedo abandonou o ensino (1884) para frequentar o curso livre de pintura do professor alemão Georg Grimm. Com a viagem de seu mestre para o interior do Brasil, continuou os seus estudos de forma autodidata em 1885 e foi se aproximando das tendências modernistas. Mais tarde, em 1888, foi aperfeiçoar a sua técnica em Itália, na Accademia di Belle Arti di Venezia.



As obras de @Antônio Parreiras retratam um país rural, no qual caipiras e trabalhadores agrários assumem o papel de protagonistas.

Sua vida como artista profissional inicia-se com uma série de excursões e exposições, até a sua primeira viagem de estudos para a Europa, em 1888. Dois anos depois, de volta ao Brasil, Parreiras realiza várias exposições, ensina na Escola Nacional de Belas Artes, cria a Escola ao Ar Livre, em Niterói, a exemplo da Escola da Boa Viagem, anteriormente liderada por Grimm.

A partir de 1906, Parreiras realiza, por encomenda dos estados brasileiros, numerosas pinturas com temas históricos, como:


A Conquista do Amazonas”,

Proclamação da República de Piratini”,

Fundação da Cidade de São Paulo

Fundação de Niterói”.

Antônio Parreiras estimulou os seus alunos a compreender o paisagismo como uma pintura realizada exclusivamente ao ar livre, contrariando o método formal.





 
Antônio Parreiras foi considerado um dos precursores da temática regionalista no Brasil.



Prêmios recebidos

  • Medalha de Ouro (Exposição do Centenário da Independência, em 1918)
  • lha de Honra (Exposição do Centenário da Independência, e, 1918)
  • Grande Medalha (Exposição do Centenário da Independência, em 1922)
  • Medalha de Ouro (Exposição Universal de Barcelona, Espanha, em 1929)



António Parreiras viajou para a Europa com frequência, durante a sua vida e manteve Ateliê em Paris, França.



Antônio Parreiras ocupou-se, ainda de cenas históricas, ao criar pinturas hoje icônicas como “A Prisão de Tiradentes, de 1914, e “Os Mártires” , de 1927.

"Os Mártires" - Antônio Parreiras
 
"A Prisão de Tiradentes" - Antônio Parreiras

Sem comentários:

Enviar um comentário